Fraco para crianças, porém maravilhoso para adultos (Onde Vivem os Monstros)

“A alma das crianças é um espelho em que se retrata a natureza.” Cícero

[As 21horas nota do AO]

Max e Carol

Spike Jonze novamente mostra o seu diferencial, no filme Onde Vivem os Monstros, pra quem não se lembra o diretor se tornou famoso por dirigir os clipes de música da banda R.E.M e Bjork e depois disso se tornou o queridinho das bandas. Jonze depois que ganhou experiência dirigiu os filmes, ‘Quero Ser John Malkovich’, ‘Adaptação’ [um dos melhores filmes que eu já vi].

Onde vivem os monstros é uma adaptação do livro infantil de Maurice Sendak, onde um garoto tem uma discussão com sua mãe e acaba fugindo e indo parar em uma terra povoada por monstros.

A Disney tentou adaptar o filme em 1980, mas acabou falhando [sorte nossa], pq o livro todo tem apenas 338 palavras, com muitas lacunas em aberto, para se criar um filme. O forte do livro são suas ilustrações. Ao começar a criar o roteiro Spike conversou com Sedak e esse aconselhou o diretor: “não se preocupe porque cada um pode opinar sobre a adaptação, faça o filme como quiser, tenha sua visão sobre a história, mas sempre seja honesto com o livro”.

Seguindo esses conselhos Spike Jonze criou uma obra de arte, onde temos uma bela fotografia [de uma ilha paradisíaca, mesmo sendo habitada por monstros] e um trilha sonora de primeira [Feita por Karen O do Yeah Yeah Yeahs!].

Uma terra para ser livre

Sinopse: Max é um garoto que adora uma bagunça. Um dia ele exagera tanto que sua mãe acaba brigando com ele, com isso ele foge de casa. Max começa a ‘viajar’ e imagina que está no mar, navegando até uma ilha. O lugar é habitado por monstros e só há uma maneira de sobreviver: se autoproclamar rei da ilha. Os monstros aceitam e o coroam.

Max é um garoto comum [que tem uma fantasia de lobo] e vive a brincar com sua imaginação [diferente das crianças de hj], dentro desta ilha existem monstros [egos e personalidades e sentimentos de MAX], Carol o principal que representa o descontrole e o egoísmo, KW a sensatez e a bondade, Judith a pessimista e negativa, Bernard o profundo e calado, Alexandre o desanimado e depressivo, Douglas o consciente e inteligente, Ira o impulsivo e carente de atenção.

O Rei

Ao se proclamar rei da Ilha, Max tem a missão de deixar todos eles felizes [ou seja, controlar todos esses sentimentos], mas Max acaba dando mais atenção a Carol [por ser o descontrole, ultima frase que sua mãe disse antes do filho fugir] e isso desperta ciúmes entre os outros.

Porém Max sempre contorna as situações, inventando jogos e brincadeiras para unir os monstros. Em certo momento da sua aventura [palavras de MAX], Max sente medo e descobre que não pode ser incontrolável como Carol, e que tudo precisa ter sua medida[ele descobre q precisa lidar com seus sentimentos,  ter mais responsabilidade por tudo a sua volta e acima de tudo que as pessoas se machucam]. Então resolve voltar pra casa se tornando o único garoto a ir pra ilha que não foi devorado.


O filme é lindo, os monstros foram feitos com uma mistura de CG e live action, ou seja, [existia pessoas vestidas de monstros] só que seus rostos eram articulados por efeitos especiais do computador.

Dentro de nós convivemos com vários monstros e sempre precisamos manter o controle sobre eles, mas nem sempre isso é possível pq somos passíveis de erro e isso que nos torna humanos, pq erramos, acertamos, aprendemos. E vivemos assim dia após dia. Sempre acreditando que o dia seguinte pode ser melhor.


[Vá ao cinema e liberte os monstros que existem em vc.]

Anúncios

8 comentários em “Fraco para crianças, porém maravilhoso para adultos (Onde Vivem os Monstros)

  1. Desi disse:

    isso me lembrou Irmão Urso, não sei pq 😛

    bjoss

  2. eu nao seise eu iriaa curtirr…..mas só vendo para saber neh…minha lista de filmes a assistir esta aumentandooo…aosjauishaiuhs bjoss

  3. ...assim, assim... disse:

    Ouvi falar desse filme esses dias…Parece bom…
    Ele tem sardinhas…assim como eu…gracinha….
    Bjs, BJs!!

  4. hahaha…Tinha que ter Carol…
    Parece ser um filme adulto, pq é um tema de reflexão, principalmente hoje, onde as pessoas vivem em um mundo cheio de intolerancia, estresse e egoismo.
    É o tipo de filme que eu adoraria assistir com meu pai no cinema, algo bem mel-com-açucar.rsrsrsrsrsr!
    bjs

  5. Priscila disse:

    Confesso que eu fui assistir ao filme achando que o filme era um filme que você assistir só por assistir (já tinha assistido todos dos cinema kkkkk), mais mudei dei ideia depois de assistir o filme, o filme é ÓTIMO, superou todas as minhas expectativas

  6. Ela falou 5 vezes a palavra “filme”. Adorei Onde Vivem os Monstros , susdfgas ‘

Comente [Vamos dividir um Drink!]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s