Sonho de Consumo – As cartas de Van Gogh (VINCENT VAN GOGH – THE LETTERS – THE COMPLETE ILLUSTRATED AND ANNOTATED EDITION)

“Andei por esta terra durante trinta anos e, por gratidão, quero deixar alguma lembrança.” Van Gogh


Vicent Van Gogh foi um dos maiores pintores de sua época e quem sabe o maior nascido nos países baixos [apesar da Holanda também ser pátria de Rambrant], apesar de sua grandiosidade, Van Gogh não alcançou sucesso em vida, só anos mais tarde após a sua morte sua genialidade seria reconhecida.

Van Gogh passou a vida inteira na miséria, destino da maioria dos artistas da época [Rimbaund, Zola, Verlaine entre outros] a miséria deve ter sido a causa da sua loucura, que o levou a morte com apenas 37 anos.

Van Gogh tinha o costume de se corresponder com amigos e desta troca de cartas foi criado este grande sonho de consumo.

Esta coleção é composta de 6 livros feito de material de primeira qualidade, todos os livros de capa dura e vem dentro de uma caixa feita em material rígido e ilustrado com pinturas ou gravuras do grande artista.


Os seis livros acompanham as trocas de cartas do escritor e as anotações de rodapé de todos os seus cadernos [1853-1890 com mais de 800 cartas], mostrando todo o processo de pensar do artista antes de produzir os seus quadros ou mesmo as suas frustrações com os problemas da sua época.

Entre as trocas de cartas, podemos nos deliciar com os belos esboços de seus quadros [Van Gogh tinha o costume de enviar esboços para os amigos] dentro deste esboços ele comentava sobre os traços e as cores que usaria nas telas

Terraço do Café à Noite - Quadro pintado em 1888 em Arles

Vale o destaque para o livro 4 que conta o tempo q Van Gogh passou em Arles [Cidade pequena do sul da França onde ficou de 1888 a 1889], esta foi a época mais criativa de sua vida [e conturbada] onde criou bons quadros, mas foi nesta mesma época que arrancou sua própria orelha e entregou a uma prostituta [Tudo isso retratado em trocas de cartas].

Ter o prazer de reler essas cartas, em um material tão bem produzido e de maneira tão organizada é um deleite para a visão.

Só que todo o sonho de consumo tem um problema. Sim este também, o valor da coleção lá fora custa 480 dólares [q chega a ser 840 Reais, sem contar as taxas de frete e importação], além disso, a coleção teve tiragem limitada, aqui no Brasil vc pode encomendar na Fnac pelo valor de 1.079 Reais.


Trecho de uma das suas cartas [logo que chega a Arles]

“Quando vim para cá esperava que fosse possível criar amantes da arte – até agora não fiz nem um centímetro de progresso no coração das pessoas. (…) Mas até agora a solidão não me incomodou muito; encontrei um pôr do sol mais forte e seu efeito na natureza mais interessante.”

Então fica a dica, se algum leitor deste Blog for pra fora…não se esqueça de mim.

A Vinha Encarnada 1888 único quadro vendido em vida

Anúncios

6 comentários em “Sonho de Consumo – As cartas de Van Gogh (VINCENT VAN GOGH – THE LETTERS – THE COMPLETE ILLUSTRATED AND ANNOTATED EDITION)

  1. Desi disse:

    Vamos fazer uma vaquinha!

    E sobre a pergunta: Aquelas alí eu desenhie direto no photoshop usando tablet. Mas tem alguns outro, como o teu desenho por exemplo, que primeiro eu faço um esboço em papel, scanner ou foto e aí no pc eu vou redesenhar ele. Usando o traçado do papel como base.

    Bjs

  2. Das telas dele a que eu mais gosto é aquela que tem um homem…acho que o nome é “o grito” e em todas as telas…sua pincelada tem notas bem visiveis de sua loucura……nao estou certa disso…mas uma boa pedida…a primeira vista é caro…mas deve valer cada centavo neh….bjosss

  3. Priscila disse:

    Você com certeza AMMMAAAA ler, digo isso porque esse tipo de desejo de consumo só é de quem realmente ADORA ler, o que não é meu caso, gosto de ler mais pela curiosidade mesmo risus!!!

  4. que drogaaa…acertei o nome da tela e errei oo nome do autorr….hahhahaha só podia vir de mim algo do genero mesmoo….beijooss e desculpe o equivoco

    =DD

  5. Silvana disse:

    Com certeza, uma obra que é o sonho de consumo de qualquer apaixonado por arte, como eu!
    Amo Van Gogh, pela obra, pelo contexto de sua participação na história da arte… mas vou te confessar: meu deleite estético é pela obra de Klimt!
    Também amo ler!!!
    Sil.

  6. Silvana disse:

    “O grito” é do holandês Munch. Uma obra expressionista! (rsrsrs) Quando eu era estudante da graduação, tinha uma certa veneração por este quadro, mas uma vez fui a uma Bienal e pude vê-lo bem de perto. Confesso que fiquei borocoxô, pq o quadro é tão pequeno que ao vivo perdeu o impacto da imagem! (rsrs)
    😉

Comente [Vamos dividir um Drink!]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s