TCM – 50 Melhores Filmes que deve assistir antes de Morrer (3ª Semana)

Estamos cada vez mais perto do fim da lista, veja os filmes desta semana.

Ladrões de Bicicletas [Drama- 1948]

Diretor: Vittorio De Sica

Elenco: Lamberto Maggiorani, Lianella Carell, Enzo Staiola, Elena Altieri

Por que você deveria ver?

Desesperançoso, realista e nostálgico, Ladrões de Bicicletas fala de uma Itália pós-guerra tão triste quanto oculta. Neste filme, que, com o tempo, se transformou em um bordão histórico na hora de explicar a essência do neorrealismo, é talvez o ponto mais alto da filmografia de Vittorio De Sicca, um dos mais exímios diretores italianos.

Segunda 14 de dezembro, 22h l Reprise terça 15, 14h

Os Implacáveis [Ação – 1972]

Diretor: Sam Peckinpah

Elenco: Steve McQueen, Ali MacGraw, Ben Johnson, Sally Struthers

Por que você deveria ver?

Em uma combinação de modernidade e tradição, Sam Peckinpah se inspirou nos filmes de gângsteres e deu um passo além. Os Implacáveis é uma das produções que, no início dos anos 70, voltaram seus olhos para o cinema de ação.

Basta recordar o começo para saber que falamos de um filme que merece destaque. Cenas perdidas no tempo, diálogos que não correspondem à imagem e sons de fundo que compõem uma sinfonia constituem uma linguagem cubista para contar, em alguns minutos, o tédio do protagonista entre as grades.

McQueen era o produtor e suas discussões com o diretor eram frequentes. Dizem que, durante as filmagens, voavam garrafas de whisky e que inclusive, certa vez, Sam sacou seu revólver para ameaçar McQueen. Mas que também depois de cada briga voltava a surgir entre os dois uma estreita cumplicidade.

McQueen é o cara

Segunda 14 de dezembro, 23h30 l Reprise terça 15, 17h20



E o Vento Levou [Romance épico – 1939]

Diretor: Victor Fleming

Elenco: Clark Gable, Vivien Leigh, Leslie Howard, Olivia de Havilland

Por que você deveria ver?

Provavelmente o clássico por excelência do cinema norte-americano é e vai continuar sendo, com o passar do tempo, um magnífico exemplo da arte de Hollywood e uma verdadeira “cápsula para o futuro”, que continuará emocionando cada vez que se abra. E o vento levou é o tipo de filme que Hollywood melhor soube e sabe fazer, com o uso uma produção esplêndida para melhorar uma história dramática e lhe dar glória cinematográfica.

Terça 15 de dezembro, 22h l Reprise quarta 16, 15h40

Clark Gable e Vivien Leigh

Contrastes Humanos [Comédia – 1941]

Diretor: Preston Sturges

Elenco: Joel McCrea, Veronica Lake, William Demarest, Franklin Pangborn

Por que você deveria ver?

Contrastes Humanos é uma comédia magnífica que fala sobre o eterno conflito do cinema para revalorizar a comédia como gênero sério e comprometido socialmente.

Realizada pelo talentoso Preston Sturges e encabeçada pelo casal composto por Veronica Lake e Joel McCrea, esta obra revela o olhar do diretor sobre a busca de um estilo próprio que consiga contemplar a fusão do artístico e do popular obtendo como resultado o mais extraordinário do gênero.

Quarta 16 de dezembro, 01h50 l Reprise quarta 16, 14h


Sangue de Pantera [Terror – 1942]

Diretor: Jacques Tourneur

Elenco: Simone Simon, Kent Smith, Tom Conway, Jane Randolph

Por que você deveria ver?

Das nove produções de Val Lewton para a RKO é possível afirmar que Sangue de Pantera é a melhor. Rodado com um orçamento baixíssimo, o que o situa na categoria B, o filme retrata a vida de uma mulher que aparentemente tem personalidade bipolar.

Dirigida por Jacques Tourneur, esta obra é atípica e genial. Com uma fotografia incrível, o filme inaugurou uma nova era no cinema de terror ao sugerir mais do que mostrar, estimulando a ansiedade dos espectadores.

Quarta 16 de dezembro, 22h l Reprise quinta 17, 18h10


Contatos Imediatos do Terceiro Grau [Ficção científica – 1977]

Diretor: Steven Spielberg

Elenco: Richard Dreyfuss, François Truffaut, Teri Garr

Por que você deveria ver?

Contatos Imediatos do Terceiro Grau é um dos expoentes máximos da ficção científica dos anos 70, o que significa um grande feito, e foi concebido como o primeiro filme que serviria de piloto para testes de efeitos digitais. O diretor Steven Spielberg não ficou convencido da sua utilidade e preferiu seguir o modo artesanal, conseguindo excelentes resultados. A ameaça extraterrestre é invisível na maior parte da trama, mas permite a construção uma intriga que permanece em alto nível, com a sua presença em quase toda a história.

Quarta 16 de dezembro, 23h20 l Reprise quinta 17, 15h45

Canção usada na abertura da extinta TV Manchete

Pink Floyd: The Wall [Musical – 1982]

Diretor: Alan Parker

Elenco: Bob Geldof, Christine Hargreaves, James Laurenson,Eleanor David

Por que você deveria ver?

Pink Floyd The Wall é um filme dirigido por Alan Parker baseado no álbum homônimo do grupo de rock sinfônico inglês, lançado três anos antes. O roteiro escrito por Roger Waters não tem diálogos, porque eles não são necessários. Toda a história se apoia em uma linguagem metafórica de alto impacto visual que, acompanhada por temas como “Another Brick in the Wall” e “Comfortably Numb”, convida o telespectador a viajar por outro estado mental. Outra atração do filme são as elaboradas sequências de animação criadas pelo ilustrador Gerald Scarfe.

Expoente máximo das óperas rock, The Wall reflete de maneira única a opressão de um sistema autoritário, a alienação ideológica a que está submetido o ser humano e principalmente a eterna busca da liberdade.

Quinta 17 de dezembro, 22h


O Exorcista [Terror – 1973]

Diretor: William Friedkin

Elenco: Ellen Burstyn, Linda Blair, Max von Sydow, Jason Miller

Por que você deveria ver?

Na década de 1970 William Friedkin foi um dos diretores que mudaram para sempre o cinema de terror ao deixá-lo mais psicológico e realista. O Exorcista é considerado pela crítica especializada a obra mais revolucionária do gênero e está em terceiro lugar no ranking do American Film Institute dos 100 melhores filmes de terror da história.

A versão lançada nos cinemas no ano 2000 (O Exorcista – A Versão Que Você Nunca Viu), e que exibiremos agora, constitui uma edição especial remasterizada com pelo menos cinco cenas inéditas que obriga a qualquer amante do bom cinema a não perder um novo encontro com o medo.

Quinta 17 de dezembro, 23h45

Uma das mais belas cenas do filme

Tarzan e sua Companheira [Aventura – 1934]

Diretor: Jack Conway, Cedric Gibbons

Elenco: Johnny Weissmuller, Maureen O’Sullivan, Paul Cavanagh, Forrester Harvey

Por que você deveria ver?

Se esta primeira aventura representa a glorificação do mito, sua sequência, Tarzan e sua Companheira, foi quem levou a série ao terreno das obras mestras. O filme não só oferece todos os elementos de ação e aventura que prometia a saga, como a inocente história de amor entre o homem macaco e sua amada, Jane, interpretada por Maureen O’Sullivan, traz momentos inesquecíveis e insólitos, como a famosa cena em que ela mergulha nua ao seu lado, nas águas cristalinas de um tanque. Impossível escapar ao chamado da selva de Tarzan e sua Companheira, em uma aventura de pureza absoluta.

Sexta 18 de dezembro, 22h l Reprise sábado 19, 15h30

O Poderoso Chefão – Parte II [1974 – Drama]

Diretor: Francis Ford Coppola

Elenco: Al Pacino, Robert Duvall, Diane Keaton, Robert De Niro

Por que você deveria ver?

Devido ao grande sucesso de O Poderoso Chefão, rodar uma sequência parecia um empreendimento arriscado, com mais coisas a perder do que a ganhar. Mas o seu diretor, Francis Ford Coppola, conseguiu com este filme uma obra tão sublime ou ainda mais do que o anterior. Para a sua filmagem, Coppola contou com um orçamento duas vezes superior ao de O Poderoso Chefão e, com roteiro do escritor Mario Puzo, conseguiu acrescentar Robert De Niro para enriquecer o elenco que, em grande parte, vinha do filme original.

Sexta 18 de dezembro, 23h40 l Reprise sábado 19, 18h20


Anúncios

3 comentários em “TCM – 50 Melhores Filmes que deve assistir antes de Morrer (3ª Semana)

  1. ...assim, assim... disse:

    Adorei todos!

  2. maria lucia disse:

    Gostaria de saber se o filme e o vento levou tem continuação, porque acho que já assisti a 4 filmes. E se possivel mande resposta. Também a possibilidade de transmitir toda a saga de o vento levou. Obrigada. Lúcia

Comente [Vamos dividir um Drink!]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s