Contrariado Nabokov volta (O Original de Laura)

“Nossa existência não é mais que um curto circuito de luz entre duas eternidades de escuridão”. Nabokov

Antes de morrer o grande escritor Russo Vladimir Nabokov, ordenou que sua família queimasse os manuscritos de “O Original de Laura”, seus pedidos não foram atendidos e depois de 32 anos de sua morte, o livro será publicado.

Pra quem não conhece Nabokov, ele foi o homem escreveu Lolita [seu romance mais famoso], Rei Valete Dama, O Olho Vigilante, entre outros livros. Mas foi mesmo Lolita que o tornou famoso, por retratar a sociedade americana da época e a perda total da inocência.

Seu livro mais famoso, uma alegoria do pecado.

Nabokov foi morar nos Estados Unidos, fugindo de Berlim por conta da perseguição Nazista, na América se tornou professor de literatura e ensinava Russo, mas com o lançamento de seus romances, consegui parar de trabalhar e se dedicar apenas a escrever.

Voltando a Laura, o livro promete fazer um estardalhaço, da mesma maneira que Lolita fez em sua época, apesar do livro ter sido lançado ontem [no Reino Unido, Estado Unidos e Europa] a sua obra é inacabada. O escritor Russo usava uma técnica diferente para escrever, ele costumava a usar a escrita progressiva.

Em uma entrevista dada a  BBC, Vladimir Nabokov explica como funciona essa técnica, onde as fichas de cartolina nas quais escreveu a obra não são capítulos completos. “Depois vou preenchendo os vazios”, acrescentou. Esse procedimento de escrita progressivo, feito através de pequenos retoques, serve de argumento para quem critica a publicação da obra incompleta.

Neste livro Nabokov relata a história de um a história de um neurologista brilhante, mas fisicamente pouco atraente, deprimido pela infidelidade da esposa mais jovem e que pensa em cometer suicídio [Triste não?].

O Livro chega no Brasil pela editora Alfaguara no próximo final de semana.

Anúncios

Comente [Vamos dividir um Drink!]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s