TOP TAPE – Clássicos de Terror

Inaugurando este novo segmento do Blog, onde eu dou sugestões dos melhores filmes de um tema específico. Assim começa o TOP TAPE [homenagem a antiga distribuidora de filmes], junto com o especial de dia das bruxas, nesta semana teremos o melhor do terror.

faixa Terror

No final dos anos 70 a meados dos 80 o terror era o gênero mais vistos na tela grande, e como tradição em todo o verão americano, um filme novo entrava em cartaz, foram ai que nasceram Jason, Mike Mayers, Fredy entre outros.

5º O Exorcista – 1973

Este filme fez tanto sucesso na época que foi indicado para 10 Oscars [um recorde para um filme de terror], mas não venceu nenhum, só naquele mesmo ano venceria 2 Globos de Ouro, entre eles o melhor filme. O Filme apesar de abusar de certos efeitos visuais [maravilhas da época] é um filme realmente simples e tem seu roteiro baseado num livro, que também é baseado em um caso real [até hj negado pelo vaticano].

Sinopse: Durante escavações arqueológicas realizadas no Iraque, uma antiga estátua é encontrada, libertando um demônio chamado Pazuzu, que gradativamente vai apoderando-se do corpo da jovem Regan MacNeil. A garota vive com sua mãe e aos poucos, começa a sofrer drástica alteração de seu comportamento, tendo hábitos estranhos como urinar na frente de convidados ou vociferar palavrões. Assustada, a mãe de Regan resolve adotar um tratamento psiquiátrico na tentativa de livrá-la do mal. Como não obteve resultados, ela é aconselhada a procurar uma solução no exorcismo.

Pq o filme se tornou um clássico ?

  • O uso exagerado dos efeitos especiais da época [cabeças girando, vômito e sons grutuais]
  • A tensão crescente do filme, que começa com o diagnóstico da filha, onde ela é levada a tratamentos de choque até a sua total possessão.
  • A batalha entre Pe.Merrin e o demônio, esta batalha foi gerada em uma desavença no passado e o Demônio esperou quase 40 anos para ter sua vingança e apesar da queda do Padre, ele consegue salvar a garota.
Pega ela Padre Merri

Pega ela Padre Merrin

4º A Profecia – 1976

Certa vez o meu professor me disse: “Insinuar as vezes surte mais efeito do que mostrar”[tudo bem q na época falávamos da sensualidade feminina] mas essa reflexão serve para quase tudo no mundo. E neste filme cai como uma luva, alguns dizem que “A Profecia” é um rival direto do Exorcista, mas não vejo deste modo. A Profecia que recentemente ganhou um remake [filmado em 2006], é muito mais sutil do que o Exorcista, o filme é todo cheio de suposições sem provas concretas que Damien seria o filho do Demônio.

Sinopse: O filme conta a infância de Damien Thorn, trocado após o seu nascimento pelo filho natimorto de Robert Thorn, embaixador americano no Reino Unido. Damien agora tem 5 anos de idade. O que o diplomata e sua família não sabem é que ele é na verdade filho de Satã, nascido de um chacal na sexta hora do sexto dia do sexto mês, e destinado a ser o Anticristo. Um padre que sabe da verdade sobre Damien alerta um cético Robert sobre o que seu filho realmente é. Robert só começa a acreditar no aviso do padre após uma série de mortes bizarras de pessoas ligadas de alguma forma à Damien – a começar pela sua primeira babá, o próprio padre em questão e a esposa de Robert.

O que faz do filme um clássico?

  • Seu filme é feito de maneira bem simples e todo o seu terror é induzido.
  • Alguns acidentes ocorreram no meio das filmagens como: os cães usados no filme atacaram os próprios donos, um dos colaboradores que trabalhou no Zoo morreu após ser atacado por um leão.
  • Damien, este garotinho de cabelos negros [pintado] e estilo soturno, aterrorizou uma geração de jovens.
O Primeiro EMO que colocou medo na história

O1º EMO que colocou medo

3º Halloween: A noite do Terror – 1978

Este filme é tido como o percussor do Slasher dentro do terror, e faturou a espantosa quantia de 47 milhões de Dólares [apenas na terra do tio SAM] só que para fazer o filme eles apenas gastaram 325 mil dólares, um valor muito baixo até mesmo para os padrões da época. O filme recebeu um Remake em 2006, mas só chegou ao Brasil em 2009 e todo cortado sua segunda parte estréia lá fora no fim do ano, aqui ainda sem data de estréia.

Sinopse: O ano é de 1963, Michael Myers, uma criança de 6 anos, ataca a própria irmã, Judith Myers com uma faca e é trancado no Instituto Psiquiátrico Smith´s Grove, onde fica sob os cuidados de Dr. Sam Loomis, e 15 anos mais tarde, o maníaco escapa do manicómio e passa a perseguir três jovens: Laurie Strode (Jamie Lee Curtis), Annie, e Lynda . O Maníaco torna uma obsessão para o psiquiátra Dr. Loomis, que passa a seguir os passos do seu paciente serial killer.

Pq o filme é um clássico?

  • Assim com Jason, Michael Myers é um monstro imbatível[vc pode atirar nele, jogar ele do telhado ou mesmo bater com uma pá na cabeça dele. Ele não vai parar] e com uma sede de sangue voraz, sua obsessão pela sua irmã que o move no filme inteiro.
  • Apesar de ter feitos outros filmes do tipo, foi Halloween que deixou Jamie Lee Curtis famosa, a tornando um símbolo sexual da época.
  • Sua canção inicial é uma das mais famosas do mundo do terror e foi feita pelo próprio Diretor Jonh Carpenter.
halloween_2_1

Um cara calado mais muito profissional

2º Sexta-Feira 13: Primeira Parte – 1980

Jason o maior assassino de todos os tempos, não aparece neste primeiro filme o assassino é sua mãe que busca vingança pelo que aconteceu com seu filho. Este ano o filme recebeu um excelente Remake, digamos que o melhor desta nova safra de Remakes.

Sinopse: Em 1957, Jason Voorhees morre afogado na colônia Crystal Lake. Em 1958, um primeiro casal de jovens foi brutalmente assassinado. Mesmo depois de vinte anos, a maldição ronda a colônia de férias, que agora é novamente reaberta em 1979. Um a um, os jovens vão sendo eliminados com requintes de crueldade.

Pq este filme é um clássico?

  • As mortes 10 no total, das mais diversas e criativas formas possíveis[nunca subestime uma mãe furiosa]. O filme foi premiado pela utilização e inovação de vários recursos de cenografia que faziam as mortes parecerem reais.[Hj em dia não se faz mais terror como antigamente]
  • Marketing, o filme foi lançado em uma sexta feira treze e na época os jornais estampavam a frase em um pequeno quadro negro “Eles foram avisados. Eles estavam condenados. E na Sexta-Feira 13, nada os salvará”[Lotando as salas de cinema da época]
  • A máscara de Hoquei, a face escondida do personagem e as inúmeras continuações fazem o personagem uma lenda do Slasher.

friday-the-13th-posters3

1º A noite dos Mortos Vivos – 1968

Este filme deu fama a George Romero e o colocou como o mestre de filmes de Zumbies, com um orçamento de apenas 114 mil dólares e um retorno de 30 milhões dentro dos Estados Unidos, o filme é o maior sucesso deste diretor. O roteiro é uma critica a sociedade do pós Vietnã e a violência que a América estava sofrendo.

Sinopse: [Leia este post publicado no dia 31.11]

Pq o filme é um clássico?

  • Apesar de não ser o primeiro filme de zumbi da história, ele é o pai do estilo “Zumbie Apokalipse” e George Romero por criar esta obra prima com tão pouco dinheiro se tornou o Mestre do Estilo.
  • Por não ter tido dinheiro na época o filme foi feito em P&B e a maioria das cenas foi filmada direta sem cortes, dando maior autenticidade ao filme.
  • O final apocalíptico, o final é tão chocante que chegou a ser proibido em alguns estados Americanos e em alguns lugares do mundo. Tudo isso por comparar os Zumbies com os Humanos.

14896_1

[Alugue e veja, até o próximo TOP TAPE]

Anúncios

Comente [Vamos dividir um Drink!]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s