Aproveite o Feriado e conheça São Paulo (Casa das Rosas)

“Os homens cultivam cinco mil rosas em um jardim… e não encontram o que procuram, no entanto o que procuram poderia ser encontrado numa só rosa.” Saint Exupéry

casa-das-rosasHj é feriado, que tal fugir das filas e das confusões e respirar um ar puro acompanhado de uma vista maravilhosa. Vá para a casa das rosas, que apesar de estar localizada na Avenida Paulista ela fica totalmente protegida do transito e da loucura de um centro urbano.

Localizado no número 37 da Avenida Paulista (no Paraíso), o casarão foi projetado pelo escritório de Francisco de Paula Ramos de Azevedo pouco antes de sua morte, tendo a construção terminada em 1935. A casa abrigaria a residência de uma de suas filhas. O imóvel foi habitado até 1986, quando sofreu desapropriação pelo governo do estado de São Paulo.

Em 1991 foi então inaugurado um espaço cultural batizado de “Casa das Rosas”. Recebeu esse nome, pois possuía um dos maiores e mais belos jardins de rosas da cidade. A partir de 2004, a Casa se tornou o Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura e passou a ser administrada pelo professor e poeta Frederico Barbosa.

A Casa recebeu a doação do acervo completo de livros e também alguns objetos pessoais do poeta Haroldo de Campos. Esse material está sendo classificado e catalogado para ficar disponível ao público. O espaço ainda oferece eventos culturais, diversos cursos e exposições periódicas, relacionadas à literatura.

A Casa abriga também a primeira biblioteca do país especializada em poesia e também uma livraria da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, que comercializa apenas livros de editoras universitárias.

A Casa das Rosas oferece cursos e os interessados podem se inscrever na recepção, de terça a domingo, das 10h às 18h. Para realizar a matrícula, é necessário levar foto 3X4, cópia simples de comprovante de residência e do RG, junto com o original, e o pagamento de taxa no valor de R$10 – os inscritos têm direito à carteirinha de acesso à Biblioteca Circulante. É possível inscrever-se mesmo após o início das aulas.

Neste mês a casa vai oferecer os cursos de:

Oficina de prosa
Com Evandro Affonso Ferreira
Dias: 08, 15, 22 e 29 de julho, sempre às quartas-feiras
Horário: 19h às 21h30

Oficina de Criação Poética – Poesia e Consciência da Linguagem
Com Frederico Barbosa
Dias: 03, 10, 17 e 24 de julho, sempre às sextas-feiras
Horário: 19h às 21h30

Coloque seu poema no palco
Com Paula Chagas
Dias: 04, 11, 18 e 25 de julho, sempre aos sábados
Horário: 10h30 às 13h

Poesia e Flash – tudo a ver
Com Pipol (José W. M. Pires)
Dias:
04, 11, 18 e 25 de julho, sempre aos sábados
Horário: 15h às 17h30

Endereço

Casa_das_Rosas_01

Av. Paulista, 37. Bela Vista, centro. Próximo à Estação Brigadeiro do Metrô São Paulo. Tel. (11) 3285-6986 e (11) 3288-9447.

Anúncios

2 comentários em “Aproveite o Feriado e conheça São Paulo (Casa das Rosas)

  1. Adorei sua dica. Quando eu trabalhava no Paraíso, costumava passar pelo menos alguns minutos do meu horário de almoço sentada em um dos sofás na Casa das Rosas, descansando. O lugar é incrível, lindo! Sem dúvida um dos meus lugares preferidos em São Paulo.

Comente [Vamos dividir um Drink!]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s