Psicanalise e fetichismo [Um Método Perigoso]

“Não desejo suscitar convicções, o que desejo é estimular o pensamento e derrubar preconceitos.” Freud

Um-método-perigoso-2

Hoje estréia no Telecine Premium o filme, Um Método Perigoso. filme  é dirigido por David Cronenberg, que  sai do grotesco e vai até o fetichismo e o Parricídio para mostrar a relação dos maiores mestres da Psiquiatria, Carl Gustav Jung [O ator revelação do ano passado Michael Fassbender] e Sigmund Freud [Viggo Mortensen está majetoso no papel] no meio desta relação temos Sabina Spielren [Com uma excelente atuação de Keira Knightley].

Apesar da figura de Freud, o filme é centrado na relação de Sabina com Jung. Ela fora a primeira paciente em que Jung usou os famosos métodos de Freud, onde o tratamento se dá por meio da conversa com o paciente. O experimento é um sucesso, Jung descobre o real problema de Sabina, que por conta da sua infância violenta, sente um incrível prazer sexual  por meio da violência [Fetichismo]. Jung é bem eficaz como médico, conseguindo recuperar Sabina e fazendo com que ela consiga ingressar na faculdade, ela por devoção ao seu salvador escolhe a faculdade de psicologia.

Encontro dos mestres

Encontro dos mestres

O sucesso de Jung por meio da técnica de Freud faz com que os dois marquem um encontro, e assim nasce a amizade entre os dois, Freud vê em Jung a figura de pupilo [e seu futuro sucessor] na mesma via Jung vê Freud como um Pai [Mestre], e Freud age assim mesmo, sempre se distanciando e com um ar de superioridade e se mostrando sempre a frente de seus colegas.

Mesmo Jung sendo um excelente psicanalista, sua vida pessoal não vai tão bem, casado com uma mulher rica, Jung não tem um casamento feliz, como Freud o analisa: ela por ser dominante [financeiramente] castra o ímpeto de Jung na esfera pessoal, Jung só se sente “Homem” na esfera profissional, onde é mestre em sua arte.

um-metodo-perigoso-3

Jung entra em conflito após Freud mandar um de seus pacientes [como forma de experimento], Otto Gross [Vicent Cassel rouba a cena] que também é psicanalista, para as mãos de seu Pupílo. Jung acaba sendo seduzido pelo ideal de Otto [um anarquista em estado de ebulição], que induz Jung a ter um caso com sua paciente mais famosa, Sabina. Ele acaba sendo envolvido pelo desejo e cai no mundo do fetichismo, no inicio não gostando muito, mas por fim deixando de ser instrumento [de Sabina] para se tornar refém dela.

Vicent Cassel como o filho do Caos OTTO GROSS

Vicent Cassel como o filho do Caos OTTO GROSS

Com o tempo Jung acaba se sobressaindo e explorando outros campos [paranormalidade], isso não agrada seu mestre que não acredita nessa linha de pensamento, então as discordâncias começam a surgir. Porém Jung não precisa mais de um Mestre, ele tem seu reconhecimento [Parrícidio]. Freud resolve então cortar relações com o pupilo, e isso afeta totalmente Jung, que se afunda em trabalho.

Cronenberg mostra uma direção segura e realista, dando aos atores um ar de naturalidade, mesmo sendo um filme de época. Outro bom acerto do diretor foi a escolha de Keira Knightley, que se mostrou uma atriz bem versátil ao fazer uma Sabina doente e uma Sabina curada. Mostrar a briga de Jung e Freud por cartas é mais um acerto do diretor, as locações dão uma ideia de uma Europa poderosa e rica um retrato fiel da época.

a-dangerous-method-poster-frances-24agosto2011

O filme é muito bom e merece ser visto, o malditovivant, volta na quarta com mais posts.

About these ads

4 comentários em “Psicanalise e fetichismo [Um Método Perigoso]

  1. Femmefroide disse:

    Desde orgulho e preconceito, amo essa atriz. Já tinha ouvido sobre esse filme, tentei procurar e não achei, sorte :D

  2. debondan disse:

    Já me programei para assistir desde ontem Acho que vou adorar e aprender. Feliz ano novo,querido Ferds!!!!

  3. Confronto de Idéias disse:

    Não acredito que você me deu esse presente?
    Eu estava louca para ver esse filme Ferds, obrigada!!!
    Ele tem muito haver com o filme do Gui.
    Adorei!!!
    Bjs Bjs!!

  4. Ingrid A. disse:

    eu já estou gravando para ver amanhã com calma… esse poster é muito cafona.. geeente hahahha

    fico pensando qual explicação freud me daria qnd eu perguntasse porque algo que foi um trauma no passado para essas pessoas se torna um fetiche, prazer sexual..

    beijos beijos

Comente [Vamos dividir um Drink!]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s